O final de ano para muitos representa um momento de reflexão e fechamento de ciclos e muito descanso. Já, para a grande maioria, é época das compras. Motivos não faltam, afinal, tem festa nas empresas, amigo secreto, viagens e mais festas. Com um clima mais emotivo, é o momento ideal também para presentear as pessoas mais próximas.

Como planejar as compras de final de ano

Dezembro é uma das melhores épocas do ano para o comércio. Isso porque, com a proximidade do natal, aumentam o número de clientes nas lojas.

Já para os consumidores, além das compras, essa época pode representar um alívio no orçamento. Ou seja, muitas pessoas aproveitam o décimo terceiro salário para negociar suas dívidas.

É claro, nem tudo são flores, afinal, não estamos sozinhos nesse mundo, logo, é preciso enfrentar uma verdadeira maratona de compras. É lojas lotadas, muita pesquisa, e mesmo nas compras online, é preciso um bom planejamento para a encomenda chegar antes do natal.

Para dar uma forcinha nesse planejamento e aproveitar as melhores promoções do natal, a equipe do LiquidaLojas, preparou um pequeno ‘guia’ de sobrevivência.

Planeje suas compras:

Como diz um velho ditado, ‘canja e dinheiro no bolso, não faz mal para ninguém’. Então, para ter mais dinheiro no bolso, é necessário planejar suas compras de final de ano.

Faça aquela listinha básica, enumerando os presentes por ordem de importância, bem como prioridade nas compras. Atitudes simples como essa, ajudam a evitar as tentações de promoções e liquidações de final de ano.

Evite dívidas desnecessárias:

Hoje em dia, é quase impossível fazer compras pagando tudo à vista. Por isso, ter dívidas é algo comum.

Mas, é preciso evitar os exageros e transformar aquelas parcelas em uma bola de neve. Antes das compras de final de ano, é importante elaborar todo o orçamento dos próximos três ou quatro meses seguintes.

Isso porque, é importante considerar suas dívidas já assumidas, bem como, os gastos futuros tão corriqueiros no início de ano como os impostos, materiais escolares, etc. É preferível, quando possível, não comprometer mais do que 30% do orçamento, com dívidas.

Evite o uso exagerado do Cartão de Crédito:

O cartão de crédito é um meio de pagamento muito útil. Afinal, não é nada seguro andar com dinheiro no bolso.

Mas, como meio de pagamento, a sua praticidade de uso pode ser uma grande aliada, principalmente para quem utiliza o pagamento mínimo do cartão. Uma das principais fontes de endividamento no início do ano são os gastos no cartão de crédito.

Cuidado com as liquidações e promoções:

Dezembro, não costuma ser uma boa época para economizar. Isso porque, com mais consumidores disponíveis, as lojas aproveitam para faturar mais.

Inflar os preços de produtos antes do natal, ainda é hábito comum em algumas lojas. E, em seguida, realizam falsas promoções. Às vezes, mesmo com o desconto, o produto pode sair mais caro.

Não é porque um produto esteja marcado como ‘promoção’, que realmente vale a pena comprar. No caso de bens de consumo mais duráveis como eletrônicos, eletrodomésticos e móveis, vale a pena esperar as liquidações de janeiro.

Grandes lojas como Magazine Luiza, Ponto Frio,  Casas Bahia, Americanas entre outras, realizam suas já tradicionais liquidações de queima de estoque. Em alguns casos, é possível encontrar produtos pela metade dos preços.