Chegou a hora das compras de final de ano

Pesquisa Personalizada

Depois de um longo ano, em fim chegou dezembro. O final de ano para muitos representam um momento de reflexão e fechamento de ciclos. Já, para a grande maioria, é época das compras.

Motivos não faltam, afinal, tem festa na empresas, amigo secreto, viagens e mais festas. Com um clima mais emotivo, é o momento ideal também para presentear a pessoas mais próximas.

O Dezembro é uma das melhores épocas do ano para o comércio. Isso porque, com à proximidade do natal, aumentam o número de clientes nas lojas.

Já, para os consumidores, além das compras, essa época, pode representar um alívio no orçamento. Ou seja, muitas pessoas aproveitam o décimo terceiro salário para negociar suas dívidas.

É claro, nem tudo são flores, afinal, não estamos sozinhos nesse mundo, logo, é preciso enfrentar uma verdadeira maratona de compras. É lojas lotadas, muita pesquisa, e mesmo nas compras online, é preciso um bom planejamento para a encomenda chegar antes do natal.

Para dar uma forcinha nesse planejamento e aproveitar as melhores promoções do natal, a equipe do LiquidaLojas, preparou uma pequeno “guia” de sobrevivência.

Planeje suas compras:

Como diz um velho ditado, “canja de galinha e dinheiro no bolso, não faz mal para ninguém”. Então, para ter mais dinheiro no bolso, é necessário planejar suas compras de final de ano.

Faça aquela listinha básica, enumerando os presentes por ordem de importância, bem como prioridade nas compras. Atitudes simples como essa, ajuda a evitar as tentações de promoções e liquidações de final de ano.

Evite dívidas desnecessárias:

Hoje em dia, é quase impossível fazer compras pagando tudo á vista. Por isso, ter dívidas é algo comum.

Mas, é preciso evitar os exageros e transformar aquelas parcelas em uma bola de neve. Antes das compras de final de ano, é importante elaborar todo o orçamento dos próximos três ou quatro meses seguintes.

Isso porque, é importante levar em conta suas dívidas já assumidas, bem como, os gastos futuros tão corriqueiro no início de ano como os impostos, materiais escolares etc.

É preferível quando possível, não comprometer mais do que 30% do orçamento, com dívidas.

Evite o uso exagerado do Cartão de Crédito:

O cartão de crédito é um meio de pagamento muito útil. Afinal, não é nada seguro andar com dinheiro no bolso.

Mas, como meio de pagamento, a sua praticidade de uso, pode ser uma grande cilada, principalmente para quem utiliza o pagamento mínimo do cartão. Uma das principais fontes de endividamento no início do ano são gastos no cartão de credito.

Cuidado com as liquidações e promoções:

Dezembro, não costuma ser uma boa época para economizar. Isso porque, com mais consumidores disponíveis, as lojas aproveitam para faturar mais.

Inflar os preços de produtos antes do natal, ainda é hábito comum em algumas lojas. E, em seguida realizam falsas promoções. Às vezes, mesmo com o desconto, o produto pode sair mais caro.

Não é porque, um produto esteja marcado como “ promoção”, que realmente vale a pena comprar. No caso de bens de consumo mais duráveis como eletrônicos, eletrodomésticos e móveis, vale á pena esperar as liquidações de janeiro.

Grandes lojas como Magazine Luiza, Ponto Frio, Insinuante, Casas Bahia, Ricardo Eletro entre outras, realizam suas já tradicionais liquidações de queima de estoque. Em alguns casos, é possível encontrar produtos pela metade dos preços.

Chegou a hora das compras de final de anoChegou a hora das compras de final de ano30 de setembro de 2015Larissa CavosSaiba como se preparar para a maratona de compras de final de ano, bem como economizar com as dicas do LiquidaLojasLarissa Cavos

Saiba como se preparar para a maratona de compras de final de ano, bem como economizar com as dicas do LiquidaLojas