Semana do Consumidor 2024: promoção reúne grandes lojas com descontos

A promoção da Semana do Dia do Consumidor 2024 vem com opções para economizar em categorias como roupas, perfumes, calçados, smartphones, TVs e eletrodomésticos. Aos poucos, a data promocional torna-se mais popular junto ao público. Parte desse sucesso está no número de lojas participantes da promoção.

Quando é a Semana do Consumidor em 2024?

A terceira semana de março marca a realização anual da Semana do Consumidor, um evento promocional que reúne grandes lojas de diversos segmentos. Neste ano, as promoções ocorrerão entre os dias 11 e 18 de março.

Apesar da data oficial ser o 15 de março, o Buscapé, pioneiro na promoção deste evento, assim como ocorre na Black Friday, escolheu a quarta-feira anterior (dia 14) como o início oficial de suas ofertas. Isso representa uma estratégia para impulsionar as vendas. Em contrapartida, outras lojas e plataformas preferem estender suas promoções ao longo de toda a semana.

O Buscapé foi o serviço que primeiro investiu pesadamente para garantir que essa data se tornasse uma referência em compras no primeiro semestre.

Apesar disso, cada loja participante não trabalha com uma única centralização de suas promoções. Cada loja atua de modo independente. Ou seja, algumas concentram todas as ofertas apenas no dia 15, data oficial. Já outras lojas apostam nas promoções realizadas durante toda a semana do consumidor.

Lojas participantes do Dia do Consumidor 2024

A lista de lojas que participam da Semana do Consumidor vem aumentando a cada ano. Redes como Casas Bahia, Magazine Luiza, Ponto Frio, Shopee, Americanas, Amazon, Carrefour, Dafiti, entre outras, já prepararam descontos especiais.

Além das lojas físicas e online, outro atrativo dessa semana de promoção fica por conta dos diferentes players de vendas. Ou seja, buscadores como o Buscapé, Zoom, BuscaDesconto, entre outros sites de cupons, também garantem a economia dos consumidores.

Abaixo, seguem algumas das redes que estarão com algum tipo de ação promocional nessa data:

O Dia do Consumidor

Assim como aconteceu com a Black Friday, essa também é uma data importada dos Estados Unidos. Ela foi instituída no ano de 1962 pelo então presidente americano John Kennedy.

Já no ano de 1985, em uma assembleia realizada na ONU (Organização das Nações Unidas), foi reconhecida como sendo o dia 15 de março a data para a celebração do Dia Mundial dos Direitos do Consumidor. Um importante reconhecimento à iniciativa de John Kennedy como uma forma de dar proteção aos interesses dos consumidores americanos.

A data é celebrada em diversos países além dos Estados Unidos e do Brasil. Mas por aqui, somente a partir de 2014, por meio de uma ação coordenada pelo Buscapé Company, a data teve um objetivo comercial.

Já em sua primeira edição, o evento promocional contou com mais de 500 lojas, números que não param de crescer a cada edição.

Lembre-se sempre de ler as condições das promoções e verificar as políticas de troca e devolução dos produtos antes de finalizar a compra. Além disso, não deixe de avaliar a qualidade dos produtos antes da aquisição. Com essas orientações, você poderá aproveitar ao máximo as promoções do Dia do Consumidor e, ao mesmo tempo, economizar dinheiro.