Pneus calibrados evita desgastes e economiza combustível

Você sabia que um pneu não calibrado, diminui sua vida útil, aumentando os desgaste da borracha, provoca instabilidade do veiculo, dificuldade de direção, riscos de acidentes e derrapagem e aumento de até 2% no consumo de combustível?

De fato não calibrar adequadamente os pneus, é um mal negócio, principalmente considerando a qualidade das ruas e avenidas brasileiras. Para não sofrer riscos é aconselhável calibrar os pneus a cada 15 dias, sempre com os pneus frios para evitar distorção.

É muito importante manter seus pneus calibrados e com boa manutenção das rodas

Vale lembrar que há diferenças de pressão para carros vazios e carregados, por isso é necessário seguir as recomendações do manual do carro, cada veiculo tem uma necessidade especifica, portanto nada de padronizar a calibragem por valores aproximados.

Um pneu não calibrado pode provocar sérios acidentes e riscos de vida do passageiro e a terceiros, o carro perde estabilidade, diminui a adereça na frenagem e desgasta o conjunto de peças mecânicas do veiculo como molas, amortecedores, juntas e rolamento, um valor bem considerável, por um serviço oferecido gratuitamente nos postos de combustíveis.

Não se esqueça de fazer manutenção no estepe, pois esse somente é lembrado na em emergências o que é um grande erro, manter o estepe calibrado e em bom estado, faz parte dos itens de segurança.

Quando é hora de trocar os pneus?

Os pneus têm sua vida útil relacionada à quilometragem rodada, a própria calibragem, alinhamento e balanceamento das rodas e ao uso adequado do veiculo, evitando frenagens bruscas desnecessárias  e sair cantando pneus por exemplo.

Outro fator que diminuem a vida útil são as frenagens que resultam no travamento das rodas e conseqüentemente em pneus quadrados, nesse caso, mesmo que sejam novos é necessário trocá-los.
Antes de comprar pneus novos, procure a orientação de um profissional especializado, somente ele saberá a hora certa de trocá-los.

Grandes lojas e hipermercados como o Magazine Luiza, Carrefour, Walmart e Lojas Americanas, realizam ofertas e promoções pontuais com boas oportunidades de descontos.