O Brasil conta com importantes e tradicionais datas promocionais como o Dia das Mães, Dia das Crianças e Natal. Portanto, uma promoção surgida somente em 2011 e já configurada entre elas, demonstra o seu sucesso. Trata-se da Black Friday, quando milhões de consumidores vão às compras em busca de ofertas bem convidativas.
Black Friday: A principal data e-commerce brasileiro
Sempre realizada na quarta sexta-feira de novembro, a data promocional reúne as principais e maiores lojas de diferentes segmentos como roupas, calçados, eletrônicos, móveis, cosméticos, perfumes, viagens e serviços.
Nascida com o DNA 100% do e-commerce brasileiro, quando um site de descontos trouxe para o mercado nacional, uma importante data comemorativa do varejo dos Estados Unidos.
De lá para cá, muitas coisas mudaram, os descontos foram aderidos pelas lojas físicas, e os consumidores ficaram mais atentos e passaram a planejar melhor as suas compras. Por outro lado, a sua vocação online, não se perdeu.
É o que apontou um relatório disponibilizado pela Ebit|Nielsen, para a edição de 2021, que ocorrerá no dia 26 de novembro próximo.
Entre os dados mais importantes, apontaram que 52% das pessoas entrevistadas fizeram suas compras em uma loja online e 57% delas pesquisaram os produtos de interesse online antes de concluir a aquisição. Ou seja, tanto sites comparadores de preços como o LiquidaLojas, quando as lojas online, ou é ponto de partida ou ponto de conclusão das compras durante a Black Friday.
Além do pioneirismo do varejo online, outro fator que leva tantos consumidores a optar pela Black Friday online estão, a praticidade de pesquisa. Isso porque, em poucos cliques é fácil pesquisar o mesmo item em diferentes lojas.
Já, com o uso de aplicativos, também é possível ter acesso a listagem de preços médios cobrados nos últimos 30 dias antes da promoção. Ferramentas como essas, inibem algumas lojas a praticar preços maquiados, também conhecidos como “Black Fraude”
A data pode ser usada para antecipar as compras de natal
Muitas lojas disponibilizam ofertas com descontos de até 70%. Mas esses preços ficam mais restritos a produtos de menor valor. Apesar disso, muitos consumidores aproveitam a data e antecipam as compras de natal.
Ou seja entre 26% e 20% das pessoas disseram que pretendem comprar algo para a família e dar de presente, respectivamente, aponta levantamento da Ebit|Nielsen.
Apesar disso, a principal característica da Black Friday fica por conta das compras de uso próprio como celulares, roupas e calçados.
As dez categorias mais desejadas pelo e-consumidor na Black Friday são:
- 1) Eletrônicos
- 2) Eletrodomésticos
- 3) Smartphones
- 4) Informática
- 5) Moda e acessórios
- 6) Cosméticos e perfumaria
- 7) Casa e decoração
- 8) Livros
- 9) Brinquedos e games
- 10) Esporte e Lazer