Casais pretendem gastar menos com presentes no Dia dos Namorados

O Dia dos Namorados, é o momento em que muitos casais vivem a expectativa da troca de presentes. Estamos vivendo uma das maiores crises econômicas da história e isso reflete nas intenções de compras. Mas, como gastar menos com presentes no Dia dos Namorados 2020, sem medo de decepcionar?

Como a crise econômica pode afetar o Dia dos Namorados

Uma das datas promocionais de maior venda no comércio, esse ano, vem demonstrando sinais de queda nas vendas. Foi o que apontou pesquisa feita pelo Instituto de Pesquisas Econômicas, Administrativas e Contábeis de Minas Gerais – Ipead/UFMG.

Segundo o levantamento, somente 31,43% dos entrevistados, confirmaram que vão comprar um presente. Esse dado, é um sinal vermelho para o comércio, pois em anos anteriores, a intenção de compra dos casais, tinham índices mais elevados.

É claro, que não estamos passando por nenhuma crise no significado do amor, ou que, os casais estejam menos apaixonados. Boa parte desses “desinteresse” nas compras está intimamente relacionada ao momento de crise, bem como aos altos índices de desemprego.

Isso se confirma, quando foi perguntado aos entrevistados, os valores disponíveis para gastar com presentes. Aqui também demonstrou uma queda de 12,34%. Se, em 2018, a intenção de gastos ficou em média R$ 103,27, já para 2019, esse valor caiu para 90,53.

Por outro lado,  quem percorre os shoppings Center das grandes cidades, têm uma percepção que os valores dos produtos disponíveis, tiveram um aumento inversamente proporcional a 2018. Ou seja, dependendo da loja, não é possível encontrar um kit de presente por menos de R$ 100,00.

Como gastar menos com presentes no Dia dos Namorados

Para driblar essa crise econômica, muitos casais estão em busca de soluções alternativas, como presentes criativos, passeios ou presentes compartilhados. Já,outros, voltaram suas atenções às promoções dos famosos sites de descontos ou compras coletivas.

Para muitos casais, essa dificuldade financeira em comprar um presente, vem junto com um sentimento de ansiedade, medo de reprovação, ou mesmo demonstração de fracasso. Já, para quem não recebe, pode haver um sentimento de desvalorização, angústia e dúvidas sobre o amor do parceiro. Afinal, com forte apelo publicitário, o Dia dos Namorados, o ato de presentear, deixou de ser algo apenas simbólico, mas sim, relacionado ao tamanho do amor, e isso, pode ser muito nocivo.

Para casais que estão passando pelo primeiro Dia dos Namorados, ter uma conversa franca sobre finanças, é mais complicado. Já para casais com mais tempo de relacionamento, sempre aposte em uma conversa franca. Afinal, atos de confiança, como esse, podem sim, fortalecer o relacionamento. Por outro lado, há pessoas que optam por uma atitude menos nobre, que é terminar o relacionamento dias antes da comemoração.